16.6.12

A fisionomia do lugar

É um outro mundo aquele que se encontra quando se largam as amparas do positivismo, mundo de profundidades, em que o intelecto se densifica pelas grutas de onde escorre a nascente primordial dos mares discursivos, mundo de planuras em que, alada, a consciência sustém a respiração para que se não perca a milagrosa sensação do que é novo.
Mundo em que não só o cérebro mas a totalidade do ser são convocados para a aventura da descoberta do outro e de si mesmo, em que o silêncio e o recolhimento são formas última de reflexão, lugar místico de interiorização do todo através da redução ao nada.
Pressenti tudo isto ao ler esta manhã algumas páginas do livro Da Urbe do Burgo, colectânea de artigos que entre 1960 e 1970 publicou no jornal O Primeiro de Janeiro. A cidade do Porto dá contexto aos escritos que, no entanto, seguem para além desse acanhado referencial.
Poucos repararão que a esta figura polémica e polemizante se deve, em colaboração com Raúl Proença, seu criador, a conclusão dos tomos Guias de Portugal, editados pela Fundação Calouste Gulbenkian.
Pois foi aí que o li. Quando saí, restituído à pequena floresta em que se substancia o seu jardim, parámos extasiados, a vê-la, vigilante, uma compenetrada pata, aquele bamboleante andar característico de palmípede, a seguir o irrequieto debicar marchante da sua ninhada. 
«Um terreno, quanto mais duro e ingrato, mais propício é à aparição, aparentemente teratológica, de uma realidade prodigiosa», escrevera ele, porque o milagre tem a fisionomia do lugar, sobre a «fogueira espiritual» que os da Renascença Portuguesa haviam lançado sobre Portugal, a partir do meio «sonolento e húmido» do Porto.